sábado, 14 de junho de 2008

As transformações japonesas na Era Meiji

A Era Meiji, que significa “governo ilustrado” (termo que faz referência ao Imperador Meiji, representado na imagem ao lado), durou de 1868 a 1912. Durante esse período ocorreu a efetiva industrialização e modernização do Japão. Este processo iniciou-se com o fim do xogunato e a revitalização do império, quando o imperador Mitsuito assume o poder. Entre as medidas modernizantes adotadas pelo Estado, podemos destacar: investimentos em infra-estrutura de transporte, energia e indústrias; significativas aplicações em educação, principalmente àquela voltada para a qualificação de mão-de-obra; abertura à tecnologia e produtos estrangeiros. Também neste período foi outorgada a Constituição de 1889, que instituiu o imperador como chefe sagrado e inviolável do Estado e criou o parlamento, além de manter o xintoísmo como religião oficial do país. Com esta reformulação do Estado japonês, grandes organizações como a Mitsubishi, a Mitsui, a Sumitomo e Yasuda intensificaram seu domínio sobre a economia japonesa. Para isso, passaram a atuar em quase todos os setores industriais, comerciais e financeiros, adquirindo
indústrias menores e fábricas estatais, o que os transformaram em grandes conglomerados. Embora ocorressem grandes investimentos para a modernização do país, o Japão enfrentava sérios problemas estruturais: escassez crônica de matérias-primas e energia e um pequeno mercado interno. Com o intuito de superar tais problemas, o império japonês buscou anexar territórios na Ásia e no Pacífico, investindo fortemente em armamento militar. Em 1895, com a vitória na Guerra Sino-Japonesa, ocupou Taiwan, em 1905, as Ilhas Sacolinas e, em 1910 a Coréia, ainda na Era Meiji. Mais tarde, em 1931, ocupou a Manchúria, pertencente à China. No ano de 1937, o Japão marca sua maior fase de expansão territorial, que perdura até a Segunda Guerra Mundial, quando ocorre a quase destruição do Japão após ter perdido a guerra.

SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1998.


Mas, você deve estar se perguntando: “O que eu tenho com isso?”, não está?Pois bem... Você já parou para pensar em quantos produtos com tecnologia japonesa você utiliza em seu dia-a-dia? Nós acreditamos que, se talvez não houvesse ocorrido a abertura do Japão e o investimento em tecnologia na Era Meiji você poderia não estar desfrutando de tanta comodidade. E você, o que acha disso?

Um comentário:

Patrick dos santos disse...

Patrick dos santos

Se observarmos os produdos de alta tecnologia que nos rodeiam estão, a maioria tem relação diretamente ou indiretamente, indiretamente podemos citar o caso de o caso de Taiwan que faz parte dos Tigres Asiático, que recebeu ajuda dos Estados Unidos e claro da Tecnologia Japonesa, isso ocorreu por volta de 1950, então podemos econtrar em nosso meio diversos produtos com a "made in Taiwan" conseguencia da "Era Meiji"