sábado, 14 de junho de 2008

Desenvolvimento japonês durante a Guerra Fria

A ocupação após a Segunda Guerra Mundial ocorreu até 1951, tendo o objetivo de modernizar o Japão na esfera política, econômica e cultural. Neste ano, foi assinado o Tratado de São Francisco entre estadunidenses e japoneses, que restabeleceu a soberania japonesa, no entanto, sem poderio militar. O imperador japonês Hiroito teve de renunciar publicamente a sua divindade, já que a Constituição de 1946 determinava uma separação entre Estado e Religião. Após este período, o Japão apresentou um crescimento econômico surpreendente, chegando em segundo lugar na economia mundial na década de 80. Para tanto, o investimento dos EUA no Japão foi fundamental, sendo que o país passou a beneficiar-se do capital estadunidense para a recuperação da sua economia. Outro fator fundamental para o acúmulo de capital japonês foi o fornecimento de equipamentos bélicos para as guerras da Coréia (1950- 1953) e do Vietnã (1960- 1975). O objetivo do investimento dos Estados Unidos no Japão era tentar conter a expansão comunista na Ásia. Além destes, outros fatores contribuíram para o “Milagre Japonês”, como: grande disponibilidade de mão-de-obra relativamente qualificada; significativos investimentos em educação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico; reconstrução do território utilizando recursos dos mais modernos. Contudo, no inicio da reconstrução, a mão-de-obra, abundante, não era valorizada, sendo que no final do processo, já com grande produtividade e avanços tecnológicos incorporados ao processo de produção, os salários foram aumentando, garantindo à população um dos mais elevados padrões de vida do mundo.

SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1998.


Veja só a competência japonesa! Mesmo após o Japão ter sido destruído durante a Segunda Guerra Mundial, os japoneses conseguiram reconstruir o país e a economia de modo surpreendente. Você acredita que sem a interferência estadunidense os japoneses teriam realizado tal feito?


4 comentários:

Elisangela e Sinara disse...

Não,o Japão foi o maior beneficiário do crescimento econômico mundial sob o investimento dos EUA.
O japão conseguiu não apenas reconstruir sua economia , mas também torna-se uma das principais nações industrializadas.
Sinara.

Marisa, Martinho, Vânia disse...

O Japão após a segunda grande guerra, apresentou um poder de recuperaçao notável. A guerra deixou o Japão destruido, mas o país baseado em um crescimento voltado para o avanço na educação, alcançou o titulo de segunda potência mundial no século XX.

MARTINHO BITTENCOURT

Marisa, Martinho, Vânia disse...

Não.Porque os japonese não foram "bobos", apesar deles terem sido derrotados pelos estadunidenses na guerra, estes firmaram acordo com os mesmos e concessões. E com certeza eles souberam se beneficiar muito bem de toda essa situação.E o resultado está aí um dos principais países industrializados.
Postado por Marisa.

Elisangela e Sinara disse...

Não .Japão sempre e cada vez mais crescendo em suas tecnologias ,não se deixando abalar, cresce na economia ,enveste bastante na educação e dos principais países mais industrializado,segunda potencia mundial. postado por MAria da Glória